Foram anos de dedicação exclusiva ao ensino de ballet até Damiana Martins Pereira, 42 anos, se tornar mãe de Enrico, 6 anos. Formada em dança e em pedagogia, a professora construiu toda sua vida profissional dentro de salas de aula. Trabalhava de 7h às 20h diariamente, se dividindo entre colégios,...
Na busca por consumidores de até 36 anos, o Mineiro Delivery, rede especializada em comida caseira servida na caixinha, decidiu mudar. Repaginou as embalagens, sua plataforma de e-commerce e as fachadas das lojas, entre outras ações. Até o final de todo o reposicionamento de marca, a Mineiro...
O empresário Paulo Manuel diz que sempre vendeu bem e atribui o bom desempenho da rede TZ Viagens à consultoria, assessoria e assistência que presta aos clientes que fecham pacote de viagem.
A quarentena da covid-19 levou a empresária Aline Pavão a paralisar suas atividades, como gerente de vendas, em 2020. Na época, ela trabalhava com cosméticos e ficou em casa, sem poder sair. Ao ver muitas pessoas na mesma situação, resolveu propor ao síndico a criação de um mercadinho no...
O comércio eletrônico deve atingir a cifra de R$ 205,11 bilhões de faturamento em 2024, 10,45% a mais do que em 2023, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Por isso, muitos empreendedores, para aumentar as vendas, investem em sites próprios e vendas online. Saiba como...
A geógrafa Anajulia Heringer Salles sempre atuou com conservação ambiental e ações de incentivo a pequenos produtores rurais. Quando se aposentou, quis investir em um negócio que mantivesse vivo o trabalho que realizou a vida toda. Em 2020, resolveu investir na produção de baunilha do cerrado, que...
Investir em uma franquia de educação pode ser um bom negócio —afinal, o segmento vem crescendo. E opções não faltam: há escolas de crianças, de idiomas, de educação financeira e até de oratória, com investimentos a partir de R$ 30 mil. Em geral, o franqueado não precisa ser da área da educação.
Sustentabilidade já era uma preocupação do empresário Kim Fabri quando ele conheceu uma tecnologia capaz de produzir um bioplástico a partir da fermentação de cana-de-açúcar. Ele então fundou a startup ERT. Hoje, a empresa produz 3.000 toneladas de uma resina usada pela indústria para criar sacolas...
"Vender para o governo é coisa para empresa grande." Você que é dono de uma pequena ou média empresa já deve ter ouvido (ou pensado) isso. Mas não é bem assim. Empresas de todos os portes podem ser fornecedoras de produtos e serviços para o governo.
A startup PWTech criou, em 2019, um equipamento capaz de transformar água doce proveniente de chuva, represas e açudes em água potável. Em cinco anos, o modelo PW5660 já foi instalado em terras yanomami, no Brasil, e também enviado para países e regiões em conflitos, como a Ucrânia e Faixa de Gaza,...
Léo Aguiar, 68, abriu uma escola de karatê em 1974, em São Paulo, com o nome Gaviões do Karatê. Era o único professor. Com o tempo, novas modalidades foram sendo incluídas e, nos anos 2000, passou a se chamar Academia Gaviões. Mas o negócio bombou mesmo dois anos depois, quando em 2002 as unidades...
A castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil) passou de objeto de estudo da tese de doutorado da pesquisadora Ana Araújo para a matéria-prima do seu negócio: a By Essence, fabricante de cosméticos naturais com plantas e frutos exclusivos da Amazônia.
Jornada de trabalho de 80 horas semanais, sobrecarga de responsabilidade, noites mal dormidas. Foi assim que Ricardo Frasson, 41, empreendedor à frente da startup DataSeek, chegou ao seu limite emocional no início de 2023. Com quadro de ansiedade e estresse, teve que procurar ajuda psiquiátrica....
Foi durante uma viagem ao Japão, em 2019, que Giovanna Molinaro, 29, conheceu o conceito do "cat café": local que une cafeteria e espaço para interação com gatos. Apaixonada por felinos, ela abriu em 2020 o Gato Café, em um casarão antigo no bairro de Botafogo, no Rio. Hoje, a empresa tem duas...
Alimentos frescos, importados e cuidado especial com a fermentação da massa das pizzas são alguns dos artifícios que fizeram três pizzarias brasileiras figurarem entre as melhores do mundo com casas italianas e norte-americanas.
Qualificar melhor o perfil do franqueado, mapear o ponto comercial mais estratégico, ouvir o cliente para conhecer suas preferências e satisfação. Estes são alguns fatores que podem ser levantados por uma boa pesquisa de mercado.
Foi a insistência de uma funcionária que motivou a empresária Raissa Specian, 30 anos, a abrir a conta da Papelaria Judá no Instagram. Na época, a hoje influencer Raissa não "botava fé" que a rede social poderia ser uma ferramenta para divulgar sua empresa e vender produtos.
Na época da faculdade, Sérgio Kendy, 30, vendeu pastas de amendoim para complementar sua renda. Assim que se formou em 2017 e instigado pelo pai, ele convidou mais dois amigos do curso para abrir uma loja de açaí em Londrina (PR). Investiram R$ 15 mil. Em 2023, o Grupo The Best Açaí faturou R$ 400...